[Música] — Todos nós precisamos de um pouco de ajuda.

Flávia Mello
5 min readOct 29, 2023

--

Imagem Ilustrativa do videoclipe “A little work” da cantora Fergie.

Em tempos onde as músicas e videoclipes estão cada vez mais apelativos com apologia à ostentação e sexualização extrema, sem levantar reflexões mais humanas e profundas, que é algo que nos conecta como membros da raça humana e nos serve de inspiração, encontrei uma pérola no meio deste caos sonoro.

Eu já disse em outrora, que o meu gosto musical costuma ser eclético, isso significa que posso ouvir desde rap, pop até música clássica, só não gosto de funk, axé e pagode (tenho alguns bons motivos, que posso mencionar em outro momento).

Mas, muitos de nós crescemos ouvindo (voluntariamente ou não) música pop, principalmente quem é da geração MTV (saudades, inclusive).

Bom, indo direto ao ponto: Descobri uma música que já não é mais tão recente, mas, que a letra, melodia e o videoclipe dizem muito sobre nós, sobre nossas feridas emocionais e cicatrizes em nosso psicológico, das dificuldades e batalhas que enfrentamos na vida, inclusive das lutas que travamos em nossa alma.

Link do videoclipe no final da postagem.

Em tempos atuais, onde a depressão, ansiedade, males espirituais e tantos outros acometem pessoas de todas as idades, considerei importante falarmos sobre tudo isso, mas, através da Arte.

Porque como disse um dos meus diretores de Cinema favorito, Jean Luc Godard:

“The Cinema is not an art which films life: The Cinema is something between art and life”. (Tradução: O Cinema não é uma arte que filma a vida: O Cinema é algo entre a arte e a vida).

Acredito que com a música seja a mesma coisa.

Vamos à letra então e depois de lerem a tradução da letra, assistam ao videoclipe e espero que de alguma forma isso sirva de reflexão e inspiração para algum momento difícil da sua vida, assim como foi para mim.

E só mais uma informação: Tem uma versão extendida do videoclipe, que explica mais sobre o contexto todo e eu gostei muito, mas, para ouvir, você pode começar com a versão reduzida.

TRADUÇÃO:

Um Pouco de Ajuda

Tem um monte de respostas que procuro nesses remédios

Já passou da hora de falar com alguém, cuidar da mente

Um monte de promessas, coisas quebradas que foram ditas

E não consigo sair dessa cama

Tenho feridas no coração e muitas cicatrizes na minha mente

Tenho bolhas debaixo do curativo da minha vida

Vou rasgá-lo e mostrar ao mundo o que está lá

Deus sabe que eu não sou perfeita

Quando tudo ao meu redor começa a cair

Eu me levanto novamente para o chamado

Todos nós estamos um pouco feridos (sim)

Todos nós estamos um pouco magoados (sim)

Todos nós temos feridas meio abertas (sim)

A todos nós cairia bem um pouco de ajuda

Um pouco de ajuda

Um pouco de ajuda

Tenho que esperar o primeiro dia do mês para pegar o cheque

Ele caiu fora e foi embora, acabou, nunca voltou

Tinha muitas perguntas sobre papai depois que ele se foi

E agora é apenas a mamãe e seus filhos, e ela disse

Eu vou segurar, não se preocupe, vamos dar um jeito

Não importa como, as contas serão pagas

Ela deu tudo e graças a Deus suas bocas foram alimentadas

Ela rezou para que o ciclo terminasse

Quando tudo ao nosso redor começa a cair

Nós nos levantamos novamente para a chamada

Todos nós estamos um pouco feridos (sim)

Todos nós estamos um pouco magoados (sim)

Todos nós temos feridas meio abertas (sim)

A todos nós cairia bem um pouco de ajuda

Um pouco de ajuda

Um pouco de ajuda

Às vezes, quando você sente que precisa

Eles te mandam para o médico

Mas se é a sua alma que está sangrando

As gotinhas lentas não servirão, não

É hora de chegar à frente da linha

Dos guardiões da batalha e ir direto para a mente

Bem, bem, bem, bem

Não há nada te impedindo

Presa no chão, longe da coroa

Pois você é uma guerreira mais do que você pensa

Todos nós estamos um pouco feridos (sim)

Todos nós estamos um pouco magoados (sim)

Todos nós temos feridas meio abertas (sim)

A todos nós cairia bem um pouco de ajuda

Um pouco de ajuda (um pouco, um pouco)

Um pouco de ajuda

FIM DA LETRA.

E agora, quero compartilhar uma análise da letra, para tornar essa experiência ainda mais interessante e artística, afinal, como grande fã de artes no geral que sou, através desta postagem, tenho o intuito de compartilhar a boa cultura com meus caros leitores, pois, a boa arte é um instrumento poderoso na transformação de vidas, inclusive, até mesmo tem um efeito pedagógico e eu diria também que possui um efeito de cura em alguns casos, afinal, quem nunca estava tendo um dia ruim e depois de ouvir algumas músicas alegres ou que traziam lembranças boas, se sentiu melhor e ficou bem? (Recomendo que vejam o documentário da Brasil Paralelo sobre Música, no Youtube. É emocionante e belíssimo).

ANÁLISE DA MÚSICA:

A música “A Little Work” de Fergie explora temas de lutas pessoais, resiliência e a experiência universal de enfrentar as adversidades. A letra aborda os desafios emocionais e mentais da cantora, bem como as dificuldades enfrentadas por outras pessoas próximas a ela.

No primeiro verso, a cantora reconhece o peso emocional que carrega, simbolizado pelos “machucados no coração” e “cicatrizes na mente”. Ela expressa o desejo de se abrir e buscar ajuda, referenciando a medicação e a terapia como meio de encontrar respostas e curar.

O refrão enfatiza a ideia de que todos são imperfeitos e carregam suas próprias feridas emocionais. Ele destaca a necessidade de autoaperfeiçoamento e crescimento, conforme implícito na frase “Todos nós precisamos de um pouco de trabalho”. A repetição de “Estamos todos um pouco quebrados” e “Estamos todos um pouco magoados” reflete a universalidade da dor e das lutas vividas pelos indivíduos.

O segundo versículo investiga uma perspectiva diferente, discutindo a experiência de abandono de uma mãe solteira, as dificuldades financeiras e a responsabilidade de cuidar de seus filhos. A letra mostra empatia e admiração pela determinação da mãe em manter sua família à tona apesar das circunstâncias.

A ponte sugere que confiar apenas em remédios externos ou soluções temporárias, como medicamentos, pode não resolver as feridas mais profundas ao nível da alma.

Incentiva o ouvinte a enfrentar seus desafios de frente, extraindo força da mente e do guerreiro interior.

As letras inspiram o crescimento pessoal, incentivando os indivíduos a superarem suas circunstâncias e seguirem seu próprio caminho para a cura.

No geral, “Um Pouco de Trabalho” transmite uma mensagem de resiliência, união e experiência compartilhada de superação de dificuldades. Incentiva a autorreflexão, o autocuidado e a aceitação das imperfeições, ao mesmo tempo que reconhece que cada um tem suas próprias batalhas a enfrentar.

FIM DA ANÁLISE.

LINK DO VIDEOCLIPE: https://www.youtube.com/watch?v=yQCNO0-EeDE

E você, tem alguma música boa para indicar que possua alguma reflexão interessante? Se sim, deixe nos comentários.

Obrigada pela leitura e até a próxima! ;)

--

--

Flávia Mello

Apaixonada pelo Conhecimento e obstinada pela Excelência.